Serviços

Psicoterapia Psicanalítica

Atendo adolescentes e adultos de todas as idades (online e presencial) com diferentes demandas, desde sintomas de ansiedade, depressão ou quaisquer outros conflitos que levem a algum sofrimento psíquico.

A psicoterapia psicanalítica auxilia as pessoas que desejam entender melhor a si mesmas e o que está acontecendo em seu mundo interno, pensando não somente nos possíveis sintomas, mas buscando auxiliá-las a lidar com questões específicas que estão enfrentando (depressão, perdas (lutos), ansiedade, transtornos alimentares, medos, dentre outros conflitos) ou para pensarem sobre si mesmas e sobre a maneira como se relacionam consigo, com os outros e com o mundo externo.

Isso é realizado em um ambiente seguro, confidencial e sem julgamentos, permitindo que a pessoa possa conversar livremente sobre as suas questões. Esse processo é diferente para cada pessoa; algumas podem ter suas questões relacionadas à dificuldade em compreender o seu verdadeiro eu, suas necessidades, aspirações ou desejos. Muitas vezes isso gera dificuldades em aceitar a si mesmo, seus sentimentos, comportamentos e pensamentos. Outras pessoas podem estar vivenciando um momento de crise ou de desafios difíceis de serem resolvidos como: lutos, separações, problemas de saúde ou no trabalho, entre outros.

Avaliação Psicológica

A Avaliação Psicológica é entendida como um processo que permite descrever e compreender a pessoa em suas diferentes características, investigando tanto aspectos da personalidade como cognitivos, abordando possíveis sintomas, questões do desenvolvimento, neuropsicológicas, características adaptativas e desadaptativas, entre outros, permitindo chegar-se a um prognóstico e à melhor estratégia e/ou abordagem terapêutica que se fizer necessária. Para tanto, são utilizados entrevistas, métodos, técnicas e testes psicológicos.

Avalio crianças a partir dos 8 anos de idade, adolescentes, adultos e idosos. O processo de avaliação tem duração limitada; o número de entrevistas varia de acordo com a demanda (motivo) de cada avaliação.


Avaliações Oferecidas
:

  • Psicodiagnóstico: É um processo que visa identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. Os objetivos do psicodiagnóstico relacionam-se com os motivos do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses a serem formuladas e delimitam o escopo da avaliação, identificando e avaliando aspectos específicos, estabelecendo diagnóstico e prevendo seu curso possível.
  • Neuropsicológica: Caracteriza-se como um método de investigação do funcionamento das funções cognitivas, como memória, atenção, percepção e funções executivas, emocionais e comportamentais. A avaliação neuropsicológica permite associar os prejuízos observados na cognição, comportamento e personalidade de um indivíduo, com possíveis disfunções cerebrais. Ela auxilia na compreensão de dificuldades cognitivas de pacientes portadores de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou “derrame”; distúrbios da memória e déficits de atenção; distúrbios psiquiátricos ou neuropsiquiátricos; distúrbios do desenvolvimento e da aprendizagem; efeitos do uso crônico de drogas e substâncias tóxicas. Esta avaliação auxilia no diagnóstico, planejamento de reabilitação, de programas de recuperação ou de apoio de aprendizagem.
  • Adoção
  • Concursos Públicos – recursos
  • Cirurgias (bariátrica, vasectomia, entre outras)
  • Para o contexto jurídico/forense (assistência técnica)

Prevenção e Posvenção do Comportamento Suicida

Atendimento a pessoas com risco de suicídio, bem como de familiares que perderam alguém por suicídio.

“A morte de uma pessoa não é somente um fim: é também um começo para os sobreviventes.” (Shneidman, 1973)

Posvenção: São ações, intervenções, suporte, assistência e acolhimento para aqueles que foram impactados por um suicídio completo, ou seja, os sobreviventes. É uma ferramenta reconhecida mundialmente como um componente importante no cuidado da saúde mental dessas pessoas.

Sobreviventes são todas as pessoas afetadas por um suicídio: pais, filhos, irmãos, familiares, amigos, colegas etc. Além disso, pessoas que perderam alguém significativo por suicídio e aquelas que tiveram a vida afetada ou mudada por causa dessa morte são consideradas sobreviventes.


Os objetivos da posvenção são:

  • Trazer alívio dos efeitos relacionados com o sofrimento e a perda.
  • Prevenir o aparecimento de reações adversas e complicações do luto.
  • Minimizar o risco de comportamento suicida nos enlutados por suicídio.
  • Promover resistência e enfrentamento em sobreviventes (Beautrais, 2004; Scavacini, 2011).

Beautrais, A. L. (2004). Suicide Postvention: Support for families, Whanau and significant others after a suicide – A Literature review and synthesis of evidence.

Scavacini, K. (2017). Brazil – The development of Suicide Postvention. In K. Andriessen, K. Krysinska, & O. T. Grad (Eds.), Postvention in Action – The International Handbook of Suicide Bereavement Support (pp. 271-276). Boston: Hogrefe.

Shneidman, E. (1973). Deaths of Man. New York: Quadrangle.

Grupos de Estudos

Os grupos de estudos são oferecidos na modalidade online (via Zoom) e têm como objetivo propiciar um espaço para discutir temas relacionados aos fundamentos e teóricos da Psicanálise, apresentados através de conceitos cruciais da teoria e da clínica psicanalítica; além de outros temas como: psicopatologia, psicologia jurídica/forense, avaliação psicológica, entre outros. Fique atento aos novos grupos!

Supervisão

Encontros de supervisão individual ou em grupo (a combinar) de casos clínicos para profissionais graduados em Psicologia formados ou em formação em psicoterapia psicanalítica, avaliação psicológica, perícia e/ou assistência técnica, abrangendo manejo, suporte e indicações bibliográficas.

“Falar é uma necessidade, escutar é uma arte.”

– Goethe

Entre em contato e saiba mais